Belém-PA, 21 de setembro de 2017 - A Associação PanAmazônia realizou Seminário Cooperação Pan-amazônica para o Desenvolvimento do Turismo e da Gastronomia, realizado durante a abertura dos trabalhos da Feira Internacional de Turismo da Amazônia -FITA, Belém/PA



Mais informações no link:

https://www.mercadoeeventos.com.br/feiras-e-eventos/cooperacao-dos-paises-panamazonicos-e-tema-fita-2017-em-belem-do-para/?fbclid=IwAR2q6aOC2mI0l6GM3KaI5LzpXY0JlF8AafgRtBg0F3pbTCpgKcfNMrO8emg


Os palestrantes do Seminário de Cooperação da Pan-Amazônia para o Desenvolvimento do Turismo e Gastronomia, realizado na manhã desta quinta-feira (21), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, reafirmaram que os segmentos produtivos do turismo, gastronomia e aéreo são importantes ferramentas para integrar os países que formam a região da Pan-Amazônia, demarcada pelos territórios que ocupam o bioma amazônico. O seminário, que teve como moderador o secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes, teve apresentação do portfólio de ações, projetos, compromissos e realizações da Associação Pan-Amazônia, entidade criada há 10 anos, com sede em Manaus (AM), e representada na Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita) pelo seu diretor-executivo, Belisário Arce. Três palestras abordaram temas da maior relevância para estudiosos, empresários, turismólogos e gestores públicos, diante dos avanços e da estruturação que se apresentam como desafios na implementação de políticas que trabalham o turismo e a gastronomia como segmentos de negócios e geradores de emprego e renda para as populações locais.


Agenda 21 - Aspectos da “Agenda Amazônica 21”, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), foram destacados pelo professor José Seixas Lourenço, ex-reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), ao analisar o que chamou de “ciclo virtuoso” de toda a trajetória das iniciativas realizadas, desde as universidades, governos e setor empresarial, com o objetivo de superar barreiras e consolidar um modelo de economia baseado no turismo como apelo de negócio. “A Amazônia tem uma marca, tem um simbolismo muito forte. Então, imagine se a gente consegue os meios de infraestrutura, que aqui foram colocados neste seminário, de acessibilidade aérea, que permita, por exemplo, receber o contingente de chineses que fazem turismo no mundo hoje, estimado em 200 milhões de pessoas circulando pelo mundo. Se a gente tiver continuidade nesse processo, nós temos a chance de fazer do turismo uma meta”, afirmou Seixas Lourenço.


Fortalecimento regional - A “Gastronomia pan-amazônica como elemento da promoção e fortalecimento regional” foi o tema apresentado pelo renomado chef equatoriano Edgar León, que por quatro anos assinou o cardápio da Casa Branca, no governo do ex-presidente Barack Obama. O chef León causou surpresa ao informar que o Equador tem 4.754 tipos de sopas, e questionou a plateia sobre outras sopas existentes na Pan-Amazônia, sem deixar de elogiar três sabores da gastronomia paraense: açaí, cupuaçu e jambu.


O gerente da Companhia Avior Airlines, da Venezuela, Héctor Valdez, abordou a integração aérea regional e o fortalecimento do turismo na Amazônia continental, destacando os equipamentos que a empresa utiliza, inclusive um Air Bus 340-300, e os 10 países onde opera. No final, Héctor Valdez propôs ao secretário Adenauer Góes o início das negociações para que a Avior Airlines passe a operar em Belém e Manaus, integrando o turismo na região.

O secretário Adenauer Góes, ao fazer uma avaliação otimista dos temas das palestras do seminário na área de negócios e economia, lembrou que o turismo é uma semente plantada no passado, e hoje dispõe de uma situação muito favorável, apesar de toda a crise brasileira. “Temos que avançar para que essa semente tenha um novo ciclo de adubação e energia, que propicie o seu crescimento. O Pará vive esse momento de dar passadas à frente no turismo, como atividade econômica”, ressaltou o titular da Setur.

Sobre a atuação da empresa Avor Airlines a partir de Belém, integrando a Pan-Amazônia, o secretário disse que é uma das grandes oportunidades surgidas na oitava edição da Fita, e que dará sequência às conversas já iniciadas, a fim de trazer a Avior para operar no Pará, fazendo ligações com a Venezuela, Colômbia, Peru e outras capitais da Pan-Amazônia.