Manaus, 25 de julho de 2019 - Apesar da grande atribulação que caracterizou o evento na Suframa, em razão da intensa agenda da comitiva presidencial, nossos Conselheiros José Benchimol e Pedro Monteiro entregaram a carta de apoio da PanAmazônia à agenda liberalizante do Ministro Paulo Guedes durante a reunião do Conselho de Administração da Suframa - CAS, que contou com a presença do Presidente Jair Bolsonaro. Abaixo, texto do documento.


A Sua Excelência o Senhor
Paulo Guedes
Ministro de Estado da Economia
Brasília - DF


Ref.: Manifestação de apoio às políticas liberalizantes do Governo.


Senhor Ministro,


Ao cumprimentá-lo, respeitosamente, apresentamos a Vossa Excelência, por determinação do Conselho Diretor da Associação PanAmazônia, nossos cumprimentos por sua atuação e empenho em favor da implantação de uma necessária agenda liberalizante, o que é indispensável ao desenvolvimento socioeconômico do País.

Esclarecemos que esta PanAmazônia é uma organização não governamental, fundada em 2010, com sede em Manaus, mas com participantes em todos os estados e países da Amazônia continental, formando uma atuante rede de indivíduos e empresas compromissados com nossa missão: promover o ideal da cooperação e integração regionais como instrumentos para a prosperidade econômica das sociedades amazônicas, defendendo igualmente ideias liberais como essenciais a esse processo.

A maioria de nossos associados se concentra no estado do Amazonas, sendo natural, portanto, que haja uma preocupação com a inserção da Zona Franca de Manaus nas acertadas políticas liberais conduzidas por sua Pasta. Do ponto de vista da PanAmazônia, a abertura econômica e a reforma tributária constituem relevantes desafios ao nosso modelo econômico incentivado. Contudo, não nos opomos à agenda liberalizante do governo do Presidente Bolsonaro, ao contrário, manifestamos-lhe nosso integral apoio. Sabemos que nossa visão não é consensual no Amazonas, mas, estamos seguros de que não há outro caminho para o Brasil.

Para a Amazônia, tampouco. O que mais desejamos é que não só em Manaus ou no Amazonas, mas, em todas as partes da Amazônia, possa prevalecer uma vida econômica normalizada, com liberdades para empreender e tornar os vastos potenciais regionais em riqueza tangível para nossas populações.

No caso de Manaus, entretanto, em razão da profunda dependência dos incentivos fiscais e tributários, parece-nos oportuno solicitar seu apoio à sociedade Amazonense para que consigamos harmonizar nosso modelo, do qual tantos dependem para sua subsistência - sem que haja alternativas de curto prazo - com a agenda liberal. Ao mesmo tempo, pedimos sua atenção e colaboração para nos auxiliar a avançar rumo a um processo de transição com menos dependência dos benefícios da ZFM em um futuro de médio e longo prazos, o que, acreditamos, pode ser possível ao proporcionar-se liberdade para empreendimentos privados nas mais diversas áreas, em especial, nas quais a Amazônia tenha vocação: mineração, agricultura, exploração madeireira, piscicultura, turismo, bio-fármacos, para citar algumas.

Aproveitamos o ensejo para renovar nossos protestos da mais elevada estima e perfeita consideração.

Atenciosamente,
Belisário Arce
Diretor Executivo da AssociaçãoPanAmazônia
Por uma Amazônia Integrada, Livre e Próspera!