Manaus, 19 de março de 2013 - A Associação PanAmazônia realizou a IV edição da Medalha Grandes Amazônia, homenageando indivíduos que contrbuem decisivamente para a prosperidade e fortalecimento regional, gerando emprego e renda para as populaçoes amazônicas. Nesta edição, foram homenageados os empresários Jaime Benchimol, Presidente da Fogás e da Bemol, e Mário Guerreiro, fundador a empresa Brasil Juta, e figuar central em processos econômicos do Estado do Amazonas. Tabém foram agraciados outras personalidades com contribuições relevantes para a região nas áreas de cultura e educação: Marcos Barros, Aldísio Filgueiras, Armando Mendes in memoriam, e Benedito Nunes in memoriam.

Vídeo da cobertura da Rede Amazônica da cerimônia: http://g1.globo.com/am/amazonas/bom-dia-amazonia/videos/t/edicoes/v/medalhas-grandes-amazonicas-e-realizado-no-inpa/2467704/?fbclid=IwAR1K39WEdwMI2rCOd9BqVdq_U-DA8rLFmvKsdicO8930bOWx6BO-MxOvbJk


DISCURSO DO PRESIDENTE DA PANAMAZÔNIA POR OCASIÃO DA CERIMÔNIA DA MEDALHA GRANDES AMAZÔNIDAS - IV EDIÇÃO, realizada no dia 18 de março.
Senhoras e Senhores,

Antes de passar a outorga das honrarias, penso que cabe esclarecer o que é a PanAmazônia. A PanAmazonia é uma instituição da sociedade civil organizada, sem fins lucrativos e que se dedica a promoção do pan-amazonismo, ou seja, a cooperação entre instancias amazônicas, como instrumento para a promoção de um destino mais condizente com a grandeza dos povos amazônicos.

Nosso lema é: uma Amazônia altiva, integrada e forte!

Acreditamos que as soluções para os problemas amazônicos se encontram dentro da própria região e que temos capacidade para avançar, mas falta sinergia e predomina a fragmentação. Isso tem de ser revertido.

Acreditamos ainda que os problemas da região requerem soluções pan-amazônicas, ou seja, soluções de escopo continental que envolvam todo o conjunto regional amazônico. Como exemplo, cito o que sempre diz a Dra. Rosalía Arteaga: “não adianta combater a malária deste lado da fronteira e não tomar nenhuma ação do outro lado, pois os mosquitos não reconhecem fronteiras”. Isso é valido para muitos temas, como a contaminação das águas por mercúrio, o combate a ilícitos, a conservação da fauna e da flora, etc.

A Amazônia continental é um dínamo acorrentado. A riqueza natural do subsolo e do bioma aliada à grandeza da cultura, da tradição ancestral, da força e do talento dos povos amazônicos precisa ser transformada em renda e qualidade de vida para nossas populações. Há muita energia produtiva represada na Amazônia, se conseguirmos liberá-la a região tornar-se-á o motor do desenvolvimento para todo o subcontinente sul-americano, elevando o patamar do crescimento econômico e do desenvolvimento social para níveis jamais sonhados. Cabe a nós, amazônidas, trabalhar para que isso se realize. Mas só por meio da união de todos os amazônidas, do Brasil e dos países vizinhos, é que conseguiremos avançar.

A propósito, nesta noite, homenageamos dois empresários amzônicos que têm dedicado suas vidas e carreiras ao desenvolvimento econômico e social da região: Mário Guerreiro e Jaime Benchimol. A PanAmazônia os homenageia porque acredita que devam ser exemplos a serem emulados. O empreendedorismo, o arrojo, o talento, a responsabilidade social, a dedicação e seriedade que se vê na trajetória de vida dos referidos homenageados é chave para o sucesso. Se nossas sociedades amazônicas conseguirem produzir mais e muitos empresários desse quilate, conseguiremos avançar rumo ao futuro grandioso que se deseja para Amazônia.

Os outros dois agraciados, Marcus Barros e Aldísio Filgueiras, são pessoas que dedicaram suas vidas e carreiras à promoção e valorização da educação e da cultura. Se o empreendedorismo é a chave para o desenvolvimento da sociedade, esse só é possível e sustentável se aliado à educação e a cultura. Nada é mais valioso que a instrução que liberta o homem de toda sujeição e constrangimento que a vida tende a impor. Nan, sine doctrina, vita est quase mortis imago, (Pois, sem instrução, a vida é quase a imagem da morte - Molliere).

Muito obrigado.

Belisário Arce
Presidente
PanAmazônia

DISCURSO DO DR. JAIME BENCHIMOL, POR OCASIÃO DA OUTORGA DA MEDALHA GRANDES AMAZÔNIDAS – IV EDIÇÃO, REALIZADA EM MANAUS, NO DIA 18 DE MARÇO DE 2013.

Agradeço a Associação PanAmazônia pela homenagem que recebi hoje ao ser indicado para a IV Edição do Prêmio Grandes Amazônidas  (18/03/2013).

Fico honrado pela lembrança do meu nome pela Associação PanAmazônia para esta homenagem. Orgulha-me participar de um grupo tão seleto e com tantas contribuições nas áreas da cultura, da academia e do empresariado.

Como sei que estou sendo lembrado como empresário, desejo compartilhar essa distinção com todos os dirigentes, sócios e colaboradores da Bemol e da Fogás.

No meu trajeto de Amazônida, tenho me dedicado a compreender a região como estudante, professor e especialmente como empresário. Nessa capacidade, nossas empresas têm buscado desenvolver estratégias específicas para prosperar na região, respeitando a sua grandeza, criando oportunidades para a sua gente, pagando impostos aos seus governos, atuando com responsabilidade e respeito junto aos nossos Clientes e às comunidades que servimos.
Ao longo dos últimos 45 anos de prosperidade da ZFM, reconheço que a região avançou dramaticamente beneficiando a milhões de amazonenses e a milhares de empresas, dentre as quais as nossas. Ao mesmo tempo, reconheço que nos tornamos vulneráveis por continuarmos alicerçados no modelo do PIM, sujeito a instabilidades regulatórias, burocracia excessiva e a choques externos advindos principalmente de mudanças e avanços tecnológicos que nos colocam continuamente na incômoda posição de dependente da união, de seus subsídios e isenções.
Penso que é hora de tomarmos o nosso destino em nossas próprias mãos...
Hoje já temos orçamentos bilionários (o estado do Amazonas arrecada US$2.000 per capita, valor equivalente a arrecadação per capita do estado Califórnia, um dos mais ricos dos EUA) e se gerirmos esses recursos com eficiência,podemos assumir o nosso destino, preservando a ZFM, mas ao mesmo tempo criando alternativas econômicas convergentes com as nossas vocações estratégicas. 

Embora já tenhamos feito algum progresso em áreas promissoras, há ainda muito mais a fazer nos setores econômicos que relaciono resumidamente a seguir:

Na área de mineração além de óleo e gás temos grande potencial em potássio, calcário, ouro e muitos outros minérios.

Há desafios e grandes oportunidades na indústria naval, na piscicultura, em essências e fragrâncias, na biogenética para produção de fármacos e fitoterápicos. Nas culturas como pimenta, cupuaçu, abacaxi, mamão, que são apropriadas e adaptadas ao nosso clima e ecossistema, produzimos as variedades mais saborosas que conheço.

Precisamos com urgência de portos modernos tanto para carga como para passageiros, e tanto em Manaus quanto nos municípios do interior, que nos permitam desabrochar o pleno potencial de transporte da região. Atualmente, por exemplo, apenas no município de Manaus é possível manusear containers com alguma eficiência.


Ha ainda oportunidade na indústria de Callcenters e telesserviços que empregam no Brasil mais de um milhão de pessoas em telemarketing, pesquisas de mercado, serviços de cobrança, monitoramento remoto de segurança etc. para aos quais a distância amazônica pode ser superada a baixo custo com as tecnologias atuais.

Gostaria, porém, de enfatizar as oportunidades de agregação de valor na indústria do turismo. Precisamos de mais do que o Teatro Amazonas, o Encontro das Águas e o Boi-Bumbá. Já que - acertadamente - abrimos mão de usar boa parte dos recursos da nossa natureza, devemos buscar exibi-los através de museus que façam justiça a nossa riqueza nas áreas de ciências naturais e de cultura indígena. Precisamos de jardim botânico, aquário, orquidário, zoológico, parques ecológicos com teleféricos para visualização da vegetação e dos animais nas copas das árvores etc. Podemos ainda atrair eventos nacionais e internacionais de pesca, remo, canoagem, motonáutica, esqui aquático, ciclismo, rallyes e corridas off-road, triátlon, rapel, tirolesa, safaris fotográficos de animais, de pássaros, de insetos, de flores e de plantas. As iniciativas nesse sentido do INPA, MUSA e CIGS são esforços louváveis na direção certa, mas são ainda tímidos, diante do profissionalismo com que essas atividades são tratadas no mundo atual. Apenas como exemplo, visitei recentemente em Cingapura (mesma latitude do Amazonas e vegetação muito similar) o maior, mais sofisticado e espetacular Jardim Botânico que eu conheço. Um investimento de US$800 milhões capaz de atrair turistas e obrigá-los a estender em pelo menos um dia a visita aquele país.

Essas indústrias podem - em uma ou duas décadas - diversificar a nossa base econômica e dar novo e sustentável ímpeto ao nosso crescimento, livre das atuais dependências da união e em harmonia com as nossas mais verdadeiras vocações.

Temos, ao mesmo tempo, que nos reconciliar com as virtudes do capitalismo, da empresa privada, da livre iniciativa e da liberdade de escolha. Essas instituições formam o dínamo que impulsiona a inovação, a competição e o crescimento econômico.

É necessário aproveitar nossos melhores anos de arrecadação, de entusiasmo empresarial e de interesse mundial para com o Brasil e com a Amazônia para conquistarmos a autonomia sobre o nosso futuro. 


Muito Obrigado.

Jaime Benchimol