Manaus, 21 de julho de 2021 - Na noite dessa  quarta-feira, realizou-se na sede da Hyundai Zucatelli  cerimônia de comemoração dos dez anos de atividades da Associação Pan Amazônia. A data, na verdade, foi celebrada com um ano de atraso em razão de limitações impostas pela pandemia.

 

Durante o evento, foi outorgada a medalha comemorativa de dez anos da Associação Pan Amazônia, da qual foram cunhadas cem unidades, a serem entregues, como um singelo reconhecimento, àqueles que, de algum modo, contribuíram para os bons êxitos obtidos no decorrer de mais de uma década.

 

Embora a contribuição de todos os associados e amigos tenha sido essencial para que se chegasse a este momento de feliz comemoração dos dez anos de atividades, duas pessoas tiveram um papel central no processo de fortalecimento institucional da Associação Pan Amazônia. Eis por que, as medalhas de número 1 e 2 foram outorgadas, respectivamente ao Dr. Jaime Benchimol e ao Jonathan Benchimol.

 

Na mesma ocasião mais 24 associados e amigos foram agraciados.

 

O evento foi para poucas pessoas em razão das exigências sanitárias que ainda devem ser seguidas.

 

Futuramente, os demais associados receberão a merecida homenagem.

 

Paralelamente, inaugurou-se exposição de obras de artistas amazônicos, a qual permanece aberta à visitação por mais 15 dias na loja da Hyundai Zucatelli.

 

Abaixo, segue discurso proferido pelo Diretor Executivo da Associação PanAmazônia, Belisário Arce.

----------------

 

Boa noite,

 

Daremos início à outorga da medalha comemorativa de dez anos de atividades da Associação Pan Amazônia.

 

Meus reiterados agradecimentos ao Alexandre Zucatelli por ceder o espaço de sua bela loja para a realização desta comemoração.

 

Esclareço que esta cerimônia deveria ter sido realizada exatamente um ano atrás, mas, em razão da pandemia, tivemos de postergar a celebração.

 

No dia 21 de julho de 2010, portanto, há onze anos, em belíssimo evento na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas - FIEAM, foi instalada a Associação Pan Amazônia, com a imediata adesão de personalidades da Amazônia continental à missão que se propunha a nascente organização: promover o ideal da cooperação e da integração regionais como instrumento coadjuvante para o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia por meio de uma agenda liberal, com foco no poder transformador da livre iniciativa.

 

O saudoso Dr. Phelippe Daou, primeiro associado da PanAmazônia, fez o discurso de abertura. Desde aquele início, tivemos a preocupação com o caráter pan-amazônico de nossa associação, assim, logo no primeiro momento trouxemos, para a Associação a  Dra. Rosalía Arteaga do Equador;  o Dr. José Seixas-Lourenço do Pará;  o Dr. Jerjes Justiniano da Bolívia,  o Professor Roberto Ramos de Roraima; o Dr. César Dotto do Acre, o Dr. José Lacerda do Mato Grosso, e do Amazonas o Professor José Seráfico; a Professora Ritta  Haikal; a Professora Marilene Correa, a Dra. Isa Assef,  os amigos Marcelo Dutra, Professor Jefferson Jurema, Karlas Rodrigues e Antonio Ribeiro da Costa Neto, além de minha mulher, Dina que sempre nos assistiu nos assuntos jurídicos.

 

Nos primeiros anos, dedicamo-nos a realizar uma série de seminários pan-amazônicos, trazendo para Manaus palestrantes de todos os estados e países da Amazônia continental para debater sobre temas centrais para o desenvolvimento regional. Assim, foram muitos eventos sobre educação universitária, ciência & tecnologia, logística, economia, etc.

 

Em um desse eventos, o Seminário Pan-Amazônico sobre Desafios Logísticos na Amazônia Continental, realizado em abril de 2013, conheci o Jonathan Benchimol, que havia sido convidado como palestrante para falar sobre a logística de distribuição de gás na Amazônia. Alguns dias depois  do evento, telefonei para ele e perguntei se teria interesse em associar-se à PanAmazônia, ele me disse "pensei que tu não irias me convidar", e imediatamente aderiu. O ingresso do Jonathan Benchimol foi decisivo para o fortalecimento da Associação PanAmazônia. Foi graças a ele que vieram grandes empresas como a Bertolini Transportes, a Atem Distribuidora, a Equador Petróleo, a Navegação Cunha e muitas outras que se sentiram seguras pelo lastro da elevada reputação empresarial do Jonathan.

 

Em 2013, também ingressaram na PanAmazônia o Dr. Mário Guerreiro e o Dr. Jaime Benchimol.

 

O Primeiro, apesar da avançada idade, ajudou muito, especialmente, com aconselhamento, mas também com apoio material. Dr. Mario pediu aos filhos, Maury, Sebastião e Mariozinho que associassem as empresas da família. Com efeito, a Brasjuta, o Amazônia Golf Resort e a Engeco passaram a fazer parte de nossa PanAmazônia.

 

No caso do Dr. Jaime Benchimol, a importância dele foi mais central e decisiva. Graças a sua orientação, a PanAmazônia passou a ter mais foco no que realmente é importante para o desenvolvimento socioeconômico  regional. Como é do conhecimento de todos os associados, o Dr. Jaime Benchimol também se tornou o principal apoiador da PanAmazônia. Tão ou mais importante que o recurso material é o enorme prestígio pessoal que ele tem e que empresta generosamente para a PanAmazônia.

 

A partir de 2013, a PanAmazônia passou a crescer. Muitos empresários aderiram por puro altruísmo e simpatia pela nossa missão institucional, outros interessados pelo networking de relacionamentos que nosso seleto grupo permitia.

 

Poderia continuar listando nomes de nossos associados e relatos de suas contribuições por horas, pois foram muitos que ajudaram a atravessar uma década, e mereceriam ser  citados, o que não faço meramente por limitação do tempo. Por isso agradeço a todos vocês, que, de algum modo, contribuíram para que pudéssemos estar aqui hoje nesta celebração.

 

O grande desafio, daqui em diante, será manter a RELEVÂNCIA de nossa Associação, o que só conseguiremos com o contínuo apoio de todos vocês.

 

Cabe lembrar as palavras do saudoso Dr. Phelippe Daou ao concluir  seu discurso de inauguração da PanAmazônia em 21 de julho de 2010: Ele disse, referindo-se ao desenvolvimento econômico da Amazônia "SE NÓS NÃO FIZERMOS, NINGUÉM FARÁ POR NÓS".

 

Senhores associados e amigos, o futuro da Amazônia só depende de nós. A RELEVÂNCIA da Associação PanAmazônia está em conseguir contribuir para a prosperidade regional. Caso contrário, seremos irrelevantes.

 

Muito Grato.

Belisário Arce

Fundador e Diretor Executivo.

Associação Pan Amazônia

Por uma Amazônia altiva, integrada e próspera.