Manaus - AM, Na manhão dia 05 de maio, no salão de eventos do restaurante Terra & Mar, a Associação PanAmazônia realizou o Seminário Pan-amazônico - Ativando a Economia Regional: Alternativas e Vocações Produtivas da Amazônia, coordenado por Belisário Arce, Diretor executivo da entidade e com a participação de palestrantes de destaque, todos membros associados à PanAmazônia, Jaime Benchimol, Presidente da Sociedade Fogás; Muni Lourenço, Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Amazonas; Romero Reis, Presidente do Grupo RD Engenharia; Sebastião Campos, Presidente da Federação do Comércio do Pará; Caroline Low, Superintendente da SUDAM; Paulo D'Carli, Diretor da Dessana Mining; e Lídia Abdalla, CEO do Laboratório Sabin.

O tema do seminário foi o papel do empresariado no processo de transformação da riqueza natural em ganhos econômicos e consequente melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia.

O público do evento foi de 100 participantes, a maioria empresários, mas também registrou-se a presença de formuladores de políticas púbicas, formadores de opinião e acadêmicos.

No evento, assistiu-se a relevante debate sobre as razões pelas quais as vastas riquezas naturais da região não se transformem em ganhos econômicos e renda para as populações amazônicas. Foi uma discussão, portanto, sobre a necessidade de mudar essa realidade e criar um ambiente que favoreça o surgimento de uma economia forte, abrangente e bem estruturada. Nesse sentido, o seminário soma-se ao esforço de responder o que falta para o avanço do setor privado na Amazônia.

Os palestrantes apresentaram o estádio atual de diversos setores produtivos na Amazônia, relatando avanços, obstáculos, e compartilhando experiências, assim como debateram estratégias para avançar rumo à construção de um ambiente favorável ao surgimento de uma economia pujante na Amazônia na região.