Manaus, 28 de abril de 2015 - A Associação PanAmazônia realizou o Seminário Zona Franca de Manaus 2073, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas - FIEAM, com a presença e participação das principais lideranças empresariais do estado do Amazonas, com o objetivo de debater cenários futuros para o modelo  econômico incentivado de Manaus. Como resultado do evento, produziram-se recomendações, as quais foram entregues, em mãos, ao Secretário Executivo do Ministério da Indústria e Comércio Exterior (MDIC).


Seminário da PanAmazônia discute futuro da Zona Franca de Manaus.

A tônica do encontro foi o debate sobre o futuro da economia regional, com foco no modelo ZFM. Foram apresentados avanços, obstáculos, e propostas que se prestam para balizar a elaboração de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do modelo Zona Fanca de Manaus e da economia amazônica como um todo.

De acordo com o presidente da Associação Panamazônia e organizador do seminário, Belisário Arce, a Zona Franca de Manaus (ZFM) é peça fundamental para o futuro de toda a Amazônia. "Temos que avançar, porque a ZFM é o nosso sangue, mas, ao mesmo tempo, não podermos ser tão dependentes dela. Acho que o primeiro problema a ser enfrentado é a nossa falta de força política, e mudar a situação atual em que qualquer decisão sobre o modelo ZFM está nas mãos de órgãos em Brasília. Como consequência, temos assistido ao gradual enfraquecimento do modelo, com aumento de demissões e diminuição do número de empresas que apresentaram projetos de investimento.Todos os indicadores do Polo Industrial são decrescentes. A simples edição de uma lei que prorroga os incentivos por mais 50 anos não resolve nada. Uma coisa é estar no papel, outra é transferir para a realidade empresarial”, disse. 

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, participou da primeira mesa do evento. Em 15 minutos, ele explicou suas ideias e sugestões para o público presente no auditório. "O tempo é limitado, então não podemos enrolar. Porém existem tantas coisas para entrar em pauta que parece impossível ser conciso. Nossa obrigação é entrar em acordo sobre as decisões", afirmou. 

Compondo a mesa sobre “o papel do setor público para o fortalecimento da ZFM até 2073”, o superintendente interino da Suframa, Gustavo Igrejas, disse que o desenvolvimento de produtos é uma área em que a ZFM não conseguiu evoluir em seus 48 anos de história e que se mostra fundamental, quando analisados os cenários até 2073.

Outra proposta foi trazida pelo presidente do grupo Bemol e Fogás, Jaime Benchimol, é a de tornar Manaus uma capital prestadora de serviço. Um exemplo é utilizar os galpões abandonados do Distrito Industrial para empresas de call centers.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energetico do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, falou representando o governo sobre os investimentos federais para o setor energético.

Para os participantes do Seminário Zona Franca de Manaus 2073, o momento é de reflexão. Segundo o coordenador geral do evento, Francisco de Assis Mourão, um dos objetivos é articular o setor industrial de modo a buscar soluções de longo prazo. "Nossa expectativa é que possamos encontrar novas soluções para os problemas existentes na indústria, e, também, buscar alternativas para alavancar a nossa economia", disse. 


PROGRAMA

A Associação PanAmazônia, com a expectativa de promover junto ao empresariado e demais segmentos da sociedade debate sobre  futuro da economia regional, realiza o Seminário Zona Franca de Manaus 2073, cujo objetivo principal será expor o estágio atual do setor industrial, comercial, agroindustrial, e de serviços das empresas incentivadas pelo modelo ZFM, relatando avanços, obstáculos, partilhando experiências, apresentando anseios e propondo soluções para garantir a continuidade até 2073, e opções para além dessa data. Ademais, propõe-se debater estratégias para avançar rumo à construção de um ambiente favorável à atração de investimentos em apoio ao desenvolvimento de toda a Amazônia Continental.

08h00 – Coquetel (café da manhã) e registro dos convidados.

08h30 – Abertura.

Francisco de Assis Mourão, Coordenador Geral do Seminário.

08h50 – Palestra: O papel do pan-amazonismo para o desenvolvimento regional.

Belisário Arce, Presidente da Associação PanAmazônia.

09h00 – Mesa 1 – O papel do setor público para o fortalecimento do modelo ZFM até 2073, e opções para além dessa data.

10h00 – Mesa 2 – Demandas e sugestões do segmento comercial e de serviços para o fortalecimento do modelo ZFM até 2073, e opções para além dessa data.

11h00 – Mesa 3 –  Expectativas e propostas do segmento de logística para o Modelo ZFM até 2073, e opções para além dessa data.

12h00 – intervalo

15h00 – Mesa 4 –  Demandas e sugestões do segmento industrial para o fortalecimento do modelo ZFM até 2073, e opções para além dessa data.

16h00 – Mesa 5 – A questão energética e suas implicações para o futuro do modelo ZFM.

17h00 – Coffe-break

Mesa 6 – Demandas e sugestões do segmento empresarial de produtos amazônicos e biotecnologia.

Mesa 7 – O papel das instituições de ensino e de C&TI para o fortalecimento do modelo Zona Franca de Manaus.

Mais informações nos links, abaixo:

https://globoplay.globo.com/v/4140471/

http://www.fapeam.am.gov.br/event/seminario-zona-franca-de-manaus-2073/

https://www.gov.br/sudam/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/sudam-participa-de-seminario-em-manaus

https://www.gov.br/suframa/pt-br/publicacoes/noticias/desafios-e-oportunidades-da-zfm-ate-2073-sao-discutidos-em-seminario