Manaus, 23 de setembo de 2016 - Nesta sexta-feira, 23 de setembro, encnerra-se o 1º Salão Pan-Amazônico de Artes, promovido pela Associação PanAmazônia, com parceria do Manauara Shopping. A mostra reuniu 50 obras de artistas dos estados e países que compartilham a Amazônia continental.


O Salão foi parte dos esforços que a Associação PanAmazônia vem realizando para promover o fortalecimento dos valores da cultura amazônica. Um importante resultado do evento foi fomentar o intercâmbio, estimular, divulgar e valorizar as artes pan-amazônicas.  "Foi a segunda vez que a PanAmazôina realizou evento dessa natureza. A primeira foi em 2013, com uma mostra de Artes Pan-amazônicas, que reuniu 100 trabalhos de artista dos estados da Amazônia brasileira e dos países vizinhos”, observou o Presidente da PanAmazônia, Belisário Arce

 

A  iniciativa foi apresentada pela Equador Petróleo, e contou com o patrocínio da Recofarma (Coca-cola), Café Manaus, Rico Taxi Aéreo, Estaleiro Rio Amazonas (ERAM), Degradê, FSB Serviços de Limpeza, Siluets Estética, e Amazon Explorers.

 

Os quadros ficaram expostos na entrada do Manauara Shopping, pela avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, despertando grande interesse do público e recebendo milhares de visitantes. 


A cerimônia de premiação ocorreu no dia 14 de setembro, no local do evento. A Dra. Rosalía Arteaga, Conselheira da PanAmazônia e ex-Presidente da República do Equador, anunciou os vencedores. Os prêmios foram entregues por representantes das empresas patrocinadoras e pelos Conselheiros da PanAmazônia, o escritor Márcio Souza e por Jonathan Benchimol. 


O juri foi composto por Márcio Souza, pelos artista plásticos Rui Machado e Rosa dos Anjos, e pela socióloga Marilene Corrêa, também membro do Conselho Diretor da PanAmazônia.


Os 1o., 2o. e 3o. colocados foram, respectivamente, os artistas Cliver Flores, do Peru; José Stênio, do Amazonas; e Luis Humberto Suárez, do Peru. Receberam Menção Honrosa Téo Braga, de Itacoatiara; César Cachique, do Peru; Rodrigo Sávio, do Mato Grosso; John Paul Gonzales, do Peru. Lara Denys, de Manaus, recebeu certificado de Revelação de Novos Talentos. Como premiação, lhe foi cedido espaço físico do Salão para realizar exposição de suas obras, entre 18 e 23 de setembro.


A Associação PanAmazônia, realizadora do Salão, é uma organização não governamental, sediada em Manaus, com participantes em toda a Amazônia continental, que tem a missão de promover o ideal da cooperação e integração pan-amazônicas como meio para fortalecer a região em termos socioeconômicos. Entre seus objetivos, consta promover a valorização da cultura e artes regionais.


Cobertura da Rede Amazônica do Salão no link: https://www.youtube.com/watch?v=Po4mQYsp3QQ